sábado, 14 de março de 2009

Capítulo 4 - Pedra de Sangue

Cordilheiras Infinitas, seis meses atrás

Ares acordou no meio da noite, meio tonto, com o corpo suado. De repente, não tinha mais sono. Isso às vezes acontecia após uma campanha ou depois de qualquer grande batalha. Nessas circunstâncias, ele sabia que era inútil continuar deitado.

Pelo menos estava em casa, na segurança das montanhas. Uma pequena comunidade agrícola se estabelecera ali, há muitos anos, cultivando arroz em vastos platôs sobre o morro. Casas tipicamente orientais, de paredes de madeira e teto de telha, se espalhavam pelos jardins, à sombra da gigantesca escadaria que levava ao templo de Shara.

Ares bebeu um gole d’água de uma garrafa de cerâmica, pegou a espada e foi descansar na varanda. Era uma noite quente de verão e dali ele podia ver o templo, à direita, encravado no coração da montanha. À esquerda, os vários níveis de plantação acabavam num vale, onde um riacho nascia das rochas e formava um lago, antes de se enfiar na terra e terminar na floresta.

- Para quê a espada? – escutou Ares. Era Jedala, sacerdotisa-mor do templo de Shara e conselheira espiritual dos camponeses. Jedala havia encontrado Ares ainda criança e o criado até ele ser enviado à corte do príncipe Tharick, para se tornar um cavaleiro.

- Força do hábito – sorriu, deixando a arma de lado – E você, o que faz aqui? Também não consegue dormir?

Jedala sentou-se numa cadeira de bambu e observou o vale, contemplativa.

- Meu problema não é a falta de sono, são os sonhos... Alguns diriam que é uma benção, mas levando em conta a atual situação, eu não concordaria totalmente.

Os dois ficaram em silêncio por um minuto, tomando coragem para enfrentar o assunto porvir. Ares quebrou o gelo.

- Ele está vivo, não é? É por isso que os seus sonhos continuam acontecendo.

O olhar de Jedala caminhou pela vila, passeou pelo lago e foi encontrar o rosto do cavaleiro, ao seu lado.

- Eu disse que você deveria matá-lo.

- Eu tentei, mas não foi tão fácil. Shusan estava cercada. Cavaleiros, mercenários, magos... todos queriam a sua parte do espólio. E é claro que os feiticeiros chegaram na frente.

- Você não precisa se justificar. É uma coisa horrível esta que estou fazendo. Pedindo a você que mate uma pessoa. Eu jamais faria isso – e assim Jedala encarou seriamente o guerreiro – se este não fosse o seu destino.

Ares ficou calado, tentando pensar em alguma coisa a dizer.

- E agora, o que faremos? – perguntou, esperando a ordem da sacerdotisa de Shara.

- O que você acha que nós devemos fazer? – surpreendeu Jedala, jogando a decisão para ele.

- Eu diria que devemos continuar com o plano. Se Kasari não morreu, então eu terei uma nova chance de matá-lo.

Jedala chegou mais perto de Ares, e a voz baixou uma oitava.

- Exatamente. Mas desta vez faremos do jeito certo.

- E por onde começamos? A esta hora o seu corpo já deve estar se recompondo em algum santuário oculto. E isso pode ser em qualquer ponto do reino.

- Ares – a sacerdotisa o interrompeu – Esqueça o corpo. Ainda vai demorar para o inimigo voltar à atividade. Além disso, não adianta nada nós o destruirmos dessa maneira. Você precisa encontrar a pedra de sangue.

- O que é isso?

Jedala fechou os olhos e respirou fundo, buscando lembranças confusas, truncadas, como aquelas que nascem dos sonhos, e que não fazem muito sentido se não forem interpretadas e montadas à coerência.

- Uma pedra de sangue é uma jóia, carregada de magia ancestral. Os magos costumavam usá-las durante os Anos Cinzentos, mas quase todas se perderam após a unificação de Sarion. Nessa pedra, o feiticeiro guarda suas memórias, seu sopro de vida, sua alma. Kasari certamente usava uma dessas antes de Shusan ser invadida. Você precisa encontrar e destruir a gema.

- Para só depois terminar o serviço – compreendeu Ares.

- A jóia é a prioridade – determinou Jedala.

- Muito bem. Mas onde encontrá-la? Se a pedra era tão preciosa assim, então deve estar muito bem escondida.

- É aí que entra a ironia. Semanas antes do ataque a Shusan, o bruxo fez uma visita à cidade de Hélix. Lá, a pedra de sangue foi roubada por um hobbit, um curioso e supostamente inofensivo gatuno local.

- Kasari, furtado por um hobbit? - Ares não pôde conter o riso – Que situação mais extravagante. Então esse pequenino tem a jóia? Difícil imaginar que ainda esteja vivo.

- Vivo ele está – respondeu a sacerdotisa – Mas eu ainda não sei se a gema continua com ele. De qualquer maneira, é nosso ponto de partida.

O cavaleiro tomou de novo a espada, quase em reflexo, e parecia pronto para começar a aventura naquele exato momento. Enquanto isso, na escuridão da noite além da varanda, vaga-lumes piscavam no céu de verão.

- Tem mais uma coisa – acrescentou Jedala – Esta é uma missão secreta.

- Por que secreta? – quis saber Ares. Kasari era odiado por muita gente. Seria ótimo contar com aliados nas cidades e vilas por onde passasse.

- Você viu o que aconteceu da última vez. Se os magos souberem que ele está vivo, também vão querer achar a pedra de sangue. Uma jóia dessas na mão de um feiticeiro seria um perigo para o reino.

- Porque eles nunca iriam destruí-la. Tentariam usá-la.

- Pior. O artefato pode dar início a outra guerra – enfatizou Jedala - A pedra de sangue deve ser despedaçada. Faça isso antes que mais alguém possa pegá-la.

- Eu farei – prometeu o cavaleiro, e mudou o foco da conversa - E você? Vem comigo?

- Eu não posso. Não devo. Sou mais útil aqui, no templo. Eu tenho que ficar para receber as instruções da deusa. Tenho que continuar sonhando e interpretando os sinais.

- Para onde eu devo ir? Onde está esse tal hobbit agora?

- Shara nos dirá no tempo certo. Antes, porém, você deve recrutar o seu pessoal. Esta é uma demanda muito perigosa para ser executada sozinha. Você deve reunir certos aventureiros para ajudá-lo. Alguns você poderá escolher; outros serão recomendados por mim.

- Acho que já sei por onde começar.

- Então partirá amanhã. Eu encontrarei meios de me comunicar com você, esteja onde estiver.

Quando Ares e Jedala terminaram a conversa, era quase dia. Os dois ainda continuaram na varanda por algum tempo, relembrando a época em que o cavaleiro era só um menino, quando suas únicas preocupações eram assustar os corvos e decorar as lições de escrita.

De repente, o céu foi clareando. Os primeiros raios dourados iluminaram o cume da montanha, e Ares se sentiu muito melhor.

- Acho que tudo o que eu queria era ver o nascer do sol.

- Eu também – sorriu Jedala – Eu também.

*************************************

Leia o próximo capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário